Sintomas comuns do Cancer de Mama

O cancer, assim como outras doenças, apresenta frequentemente sintomas que podem e devem ser observados. Por essa razão, pode-se dizer que, de certa forma, o diagnóstico começa com a observação de qualquer alteração no funcionamento geral do organismo.

O cancer de mama pode apresentar diversos sintomas:

- aparecimento de nódulo ou endurecimento da mama ou debaixo do braço.
- mudança no tamanho ou no formato da mama.
- alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da auréola.

- secreção contínua por um dos ductos.
- retracção da pele da mama ou do mamilo.
- inchaço significativo ou retracção da pele.

O cancer de mama, quando no início, pode ser tratado antes que se espalhe, quando as hipóteses de cura são maiores, os tratamentos menos agressivos e não mutilantes.

Portanto, ao sentir qualquer alteração no seu peito, deve recorrer ao seu médico.

4 comentários:

Unknown disse...

Desde 2001, estava c/um nódulo e retração de mamilo. As mamografias sempre deram negativo, inclusive ultrassonografia. Em setembro de 2006, passei por mastectomia radical. Segundo o resultado da biópsia havia um tumor de 7,5 cm. Como pode em 6 anos isso acontecer? Como nunca deu nada em nenhum exame? Até na útima mamografia que fiz antes da cirugia não deu nada. E aí, quem errou e porque. Como estou viva? Passei pelo doloroso tratamento de quimioterapia e radioterapia. Como pode um tumor tão grande não aparecer nos exames? Já faz 1 ano e três meses. Como confiar nesses exames e apalpações? Como confiar em alguns médicos?
Algum mastologista pode me responder? Ainda não "caiu a ficha".
Obrigada,
Graça

Unknown disse...

MINHA FILHA TEM 14 ANOS, LEVOU UMA BOLADA NO PEITO NA ESCOLA EM 2007,A POUCO TEMPO DESCOBRI Q ELA ESTA SANGRANDO PELO MAMILO, O SANGRAMENTO NÃO É FREQUENTE, ESTOU TOMANDO TODAS AS PROVIDENCIAS.É POSSIVEL Q ESTA BOLADA SEJA CAUSA DO Q ESTA ACONTECENDO? O MÉDICO DIZ Q NÃO, MAS NÃO ENTENDO POIS NA ÉPOCA DO OCORRIDO ELA CHEGOU A FICAR EM OBSERVAÇÃO NO HOSPITAL, POIS FALTAVA-LHE ATÉ O AR. EU NÃO TENHO OUTRA CAUSA, NÃO EXISTE OUTRO POR QUE...

taynara disse...

olha eu etudo ne uma escola onde os alunos vão falar sobre varias tipos de problemas urbanos inclusi o cancer de mama e gostaria de saber como vocês poderiam me ajudar?

Anónimo disse...

As mulheres sempre temos que estar atentas para diagnosticar cedo essa doença, que logo se transforma em algo muito grave.
Eu tinha um nódulo e fui a um centro de radiologia no rio de janeiro, e por boa sorte afinal não era nada grave.