Como se processa o diagnóstico clínico do Cancer de Mama

Para fazer o diagnóstico, o médico submeterá a mulher a um cuidadoso exame clínico e fará algumas perguntas sobre a história familiar.


Palpação
Palpando a mama com as mãos, o médico poderá sentir a presença de um nódulo. Neste caso, ele poderá solicitar alguns exames, tais como:


Mamografia
É o principal exame das mamas, realizado através de raios X específico para examinar as mamas. Como é muito preciso, permite ao médico saber o tamanho, localização e as características de um nódulo com apenas alguns milímetros, quando ainda não poderia ser sentido na palpação.

Faça uma mamografia de rotina sempre que solicitada pelo seu médico.


Ultrassonografia (ecografia)
Complementa a mamografia e informa se o nódulo é sólido ou contém líquido (cisto).


Citologia aspirativa
Por meio de uma agulha fina e de uma seringa, o médico aspira certa quantidade de líquido ou uma pequena porção do tecido do nódulo para exame microscópico.

Esta técnica esclarecerá se trata de um cisto (preenchido por fluido), que não é cancer, ou de un nódulo sólido, que pode ou não corresponder a um cancer.


Biópsia
É o procedimento (cirúrgico ou não) para colher uma amostra do nódulo suspeito. O tecido retirado é examinado ao microscópio pelo patologista. Este procedimento permite confirmar se estamos perante um cancer de mama.



Receptores hormonais (estrógeno e progesterona)
São testes de laboratório solicitados pelo médico, caso o cancer seja diagnosticado durante a biópsia. Estes testes revelam se as hormonas podem ou não estimular o crescimento do cancer.

Com esta informação, o médico pode decidir se é ou não aconselhável a indicação de um tratamento à base de hormonas. Esses testes são feitos no tumor e a amostra é colhida durante a biópsia.

Caso a biópsia detecte um tumor maligno, outros testes laboratoriais serão feitos no tecido para que se obtenha mais dados a respeito das características do tumor.

Também serão solicitados exames (raio X, exames de sangue, ecografia, cintilograma ósseo, provas de função hepática etc.) para verificar se o cancer está presente em outros órgãos do corpo.

Todos os testes e exames solicitados pelo médico têm como objectivo avaliar a extensão e o estádio da doença no organismo.

O sistema de estadiamento do cancer de mama leva em conta o tamanho do tumor, o envolvimento de gânglios linfáticos da axila próxima à mama e a presença ou não de metástases a distância.

5 comentários:

Anónimo disse...

gostaria de ver imagens do cancer de mama, obrigada

Anónimo disse...

gostaria de ver imagens do cancer de mama, obrigada

Bernardeth disse...

Fiz uma mamografia que detectou um nódulo,mas a ultrasonografia deu negativo.Repeti a mamografia que confirmou a primeira. Infelizmente as aparelhagens não são precisas. E ai qual resultado está certo? enquanto não se confirma nada o tempo vai passando e diminuindo as chances de cura se for um cancer.

Camila disse...

também enfrento um problema de carcinoma ductal in-situ, e fiz um blog para dividir medos, inseguranças e vitorias: http://eopeitoinvadido.blogspot.com/ :)

Unknown disse...

Saiba como diagnosticar o câncer de mama na sua própria casa, faça o Autoexame de mama